Ice Music: O som dos instrumentos feitos de gelo

Não é todo dia que você começa a ver um músico, um concerto com instrumentos feitos inteiramente de gelo.
Felizmente, eu tenho que ontem quando eu assisti a uma pré-visualização do compositor norueguês e performances atuais percussionista Terje Isungset em Londres.
Como Duncan escreveu em sua previsão de Gelo musical no início desta semana, Isungset realiza sobre os instrumentos que ele próprio artesanato, à mão, nas montanhas da Noruega.
Estes incluem os chifres de gelo, um iceophone e várias percussiva “icestruments” (meu termo terrível, não dele). Eu apenas tive que ouvi-lo tocando ao vivo para mim.
O concerto de 50 minutos aconteceu dentro de uma especialmente construídos, e amargamente cúpula frio para a parte traseira de Somerset House de Londres. Entrando na estrutura, pequena igloo-como foi feito apenas mais incomum, é claro, pela presença de três esculturas de gelo em um palco quase grande o suficiente para contê-los. Duas versões parecia gelo da pia em muitas vezes visto em dramas de época, enquanto um outro muito mais alto olhou como a metade de um conjunto de forca, só com gelo pendurados sinos, em vez de respirar townsfolk anteriormente.
Depois de pegar um par de que só posso descrever como gelo gordinho baquetas, Isungset começou seu show por bater tranquilamente os aros de um de seus “lavatórios”, com o icesticks. O ruído de percussão era profunda e ressoou ao redor do iglu, como o som amplificado de alguém batendo em uma grande janela com um pequeno pedaço de madeira. Mas ele também estava pontuando isso com o que eu acho que era gelo picado sendo cada vez mais fragmentada, com toques suaves com as varas.
Ele não estava sozinho no palco, no entanto. O vocalista Lena Nymark contribuído com algo semelhante a uma interpretação de uma forma livre de Bjork é menos popular, e passeios mais vocal avant-garde. Ela cantou ao longo de todas as peças de gelo musical, mas infelizmente também não foi construída a partir de gelo.

O referido “forca” transpareceu ser o quadro de gelo que dois metros de comprimento sinos estavam pendurados e bateu. Pareciam dois ligeiramente off-chave sinos tubulares, e um assistente veio rapidamente para recuperá-los mid-canção para ser embalado em uma caixa de armazenagem a frio uma vez que eles não eram mais necessários – todos os instrumentos no palco estava derretendo lentamente sob o brilho sutil das luzes do palco colorido.
Este mesmo assistente, já fez uma aparência semelhante a colocar quatro badaladas em cima de outro de lavatórios de gelo. Tocando-os com as mãos envolta em luvas, o instrumento se tornou o que parecia e soava como um glockenspiel bizarra orquestra. Mas o mais bizarro foi o instrumento final, e mais impressionante aspecto Isungset é: um icehorn. Isso lhe rendeu uma risada ou duas da audiência de 30 forte como ele fundiu ruídos que iria rivalizar com a maioria das crianças ansiosas soprar framboesas através de um cone de trânsito.
Saí do desempenho em duas mentes: Por um lado, vi um homem desempenhar várias peças de música minimalista em esculturas derretendo lentamente ele tinha construído à mão, na Noruega. Mas por outro lado, ouvi dizer que apenas vagamente se passa como música agradável, em minha opinião – se você jogou para mim sem me dizer o que eu estava ouvindo, eu ia imaginar que era um homem sem paixão batendo um djembe Africano de de 50 minutos.
Então, para mim, Ice Music senti como arte performática minimalista com tons musicais – algo melhor experiência como um pacote completo ao invés de tomar no valor de cara como a música sozinho. Mas eu gostei muito.
Isungset lançou vários CDs de música e gelo tem vindo a desempenhar o seu trabalho ao vivo de um certo número de anos. Embora seu desempenho neste fim de semana em Londres, já esgotado, um evento gratuito intitulado A Idéia do Norte – que traz gravações de Gelo Música – corre continuamente, até domingo 09 de janeiro. Você pode encontrar mais detalhes aqui, e se a música experimental desperta seu interesse, eu recomendo que você investigar.

Leave a Reply